Subscribe:

Ads 468x60px

Pages

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Water Pilates

Comecei a fazer hoje aulas de Water Pilates ( Hidro Pilates ), adorei! É muito gostoso.

Pilates na água trabalha a força de duas maneiras: Primeiro, através da realização de movimentos específicos de "dentro para fora", e segundo, executando todos os movimentos contra a resistência adicional fornecida pela água e sua instabilidades.

Alguns detalhes à saber sobre Pilates na água.

A possibilidade de se trabalhar em apoio de paredes, barras, equipamentos e acessórios, assim como em profundidades diferentes, potencializa o trabalho de estabilização e equilíbrio. Pontos fundamentais na técnica. 


A temperatura da água pode baixar a temperatura corporal e dificultar a termorregulação, afetando à freqüência cardíaca e a sensação de intensidade durante o exercício. Esteja atento no caos de piscinas sem aquecimento. 


O peso do corpo é aproximadamente 90% menor na água.


A flutuabilidade reduz a tensão das articulações. 


No meio aquático se diminui a pressão sobre as vértebras. 


Existe uma verdadeira libertação do trabalho da musculatura tónica/postural. 


A pressão hidrostática estimula os mecanismos respiratórios.


A ação da gravidade inter-relacionada com o empuxo dependerá da profundidade .


Qualquer movimento que se realize na água terá uma resistência a vencer maior do que a do ar. Aproveitaremos esta resistência para a realização de diferentes exercícios em todos os planos de movimento, com a vantagem que o sujeito pode eleger o nível de resistência:


Quanto a mais força realizada maior a resistência oferecida pela água. “A resistência multidimensional facilita o equilíbrio e a paridade nos músculos agonistas/antagonistas” (Fitness aquático, Sanders, M., Rippee N.).


Esta resistência também pode ser incrementada com a utilização de materiais e acessórios, objetivando maior velocidade de movimento consequentemente força.


Pilates na água queima em média de 300 calorias por sessão sendo recomendado para quem sofre lesões ou problemas musculares, gestantes, terceira idade e indivíduos que desejem realizar uma atividade física de baixo impacto, mas que lhes garanta bons resultados.


Em vez de desenvolver músculos volumosos, com Pilates na água você cria uma forma corporal definida, forte e equilibrada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário