Subscribe:

Ads 468x60px

Pages

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O poder da Lingerie


Preta ou branca, de lacinho ou renda, ousada ou romântica, estampada ou transparente, confortável ou sensual. A lingerie se desenvolveu e evoluiu com as mulheres, e hoje é uma indústria milionária que não parece estar nem perto de deixar de encantar mulheres e homens com suas novidades e modelos surpreendentes. Várias peças e acessórios compõem o que chamamos de lingerie, conhecidas antigamente como roupas de baixo. São calcinhas, sutiãs, cintas-liga, espartilhos e alguns outros componentes, ferramentas fundamentais da sedução feminina. Que mulher nunca recorreu a esse artifício para uma ocasião especial? Mais do que isso, é um cuidado que remete ao amor próprio e sempre faz bem para o ego.

A moda íntima ganha cada vez mais um cunho fashion e integra a composição de looks do cotidiano, como sutiãs com alças diferenciadas e cores exuberantes, calcinhas redutoras de medidas e outras infinidades que surgem com as tendências da moda. As peças podem dar uma mãozinha à natureza, mostrar o que é bonito e esconder o que não é tão bom assim.

A calcinha apareceu pela primeira vez em 1800, enquanto o sutiã foi patenteado só em 1915. A evolução dessa indústria foi acompanhada pelas mudanças culturais e as exigências de uma nova mulher que foi surgindo. A evolução tecnológica possibilitou a utilização de novos materiais que tornaram esses elementos mais confortáveis e duráveis, duas exigências da vida moderna. O cinema, as revistas e a televisão também ajudaram a criar um clima de sedução e fantasia, despindo musas ao longo das décadas e deixando-as apenas com suas roupas de baixo, cada vez mais bonitas e elaboradas.

Assim que surgiu : 



A história da lingerie começa por volta do segundo milênio antes de Cristo. As mulheres usavam um corpete simples que sustentava a base do busto, projetando os seios nus. Essa “moda” era inspirada em uma deusa, ideal feminino da época.

Na Idade Média, as lingeries começaram a serem usadas para disfarçar as formas femininas, “afastando” as mulheres dos pecados da carne. Nessa época surgiam os primeiros espartilhos, que tinham esse nome por serem feitos de esparto, material usado para fabricar armaduras de guerra. O artifício extremamente desconfortável podia quase ser considerado um objeto de tortura devido às dores e esforços gerados por sua utilização.

Em 1832, o suíço Jean Werly abriu a primeira fábrica de espartilhos sem costuras. E em 1840, foi lançado um modelo com um sistema de cordões elásticos. Isso permitia que as mulheres pudessem, elas mesmas, vestir e tirar as peças sozinhas. Além do corselete, as roupas íntimas eram compostas por calças que chegavam até os joelhos, cheias de babadinhos. Em 1900, o espartilho começou a se tornar ainda mais flexível. Surgiram designs que formavam uma silhueta mais natural.


Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, a mulher teve de trabalhar nas fábricas. Isso fez com ela precisasse de calcinhas e sutiãs que lhe permitissem movimentação. Por isso, o espartilho foi substituído pela cinta.

Nos anos 20, as roupas íntimas eram formadas por um conjunto de cintas, saiotes, calcinhas, combinações e espartilhos mais flexíveis. E passaram a ter outras cores além do tradicional branco. Nessa época, as liberadas jovens usavam vestidos mais curtos, com decotes nas costas e braços. Elas não queriam exibir seios opulentos, então usavam sutiãs especiais que achatavam o busto. Em 1930, com a descoberta do náilon, as lingeries tornaram-se mais coloridas e populares.



No final dos anos 70 e início dos 80, a inspiração romântica tomou conta da moda. Cintas-liga, meias 7/8 e corseletes, sem a antiga modelagem claustrofóbica, voltaram à moda. Rendas, laços e tecidos delicados enfeitavam calcinhas e sutiãs.

Dos anos 90 até os dias de hoje, a lingerie, assim como a moda, não segue um único estilo. Modelagens retrô convivem com as calcinhas estilo cueca. Os sutiãs desestruturados dividem as mesmas prateleiras com os modelos de bojo. Tecidos naturais, como o algodão, são vendidos nas mesmas lojas de departamento que os modelos com tecidos tecnológicos.

Todas querem ser Angel ...


Referência absoluta quando o assunto é lingerie sexy, a Victoria´s Secret teve sua primeira loja inaugurada em 1977, na cidade de São Francisco. Idealizada por um homem que se sentia desconfortável ao comprar peças íntimas para sua mulher em lojas de departamento, a marca foi um sucesso instantâneo. A partir da década de 90, a Victoria´s Secret, nome escolhido em homenagem à rainha Victoria, apostou em catálogos mais ousados, com belas modelos em poses sensuais

Com o sucesso vieram os desfiles e as “Angels”, super top models que desfilam para marca no The Victoria’s Secret Fashion Show, um super show de moda que acontece todos os anos nos EUA.

É inegável a influência das belas tops de cabelos esvoaçantes e enormes asas ostentando lingeries minúsculas, que encantam espectadores do mundo todo.

Certamente a marca, dona também de famosas fragrâncias e cremes, contribui muito para o fetiche em torno desse universo.







A Lingerie e o Fetiche 



Os fetiches sempre fi zeram parte da nossa sociedade e são um tempero para incrementar a libido e o prazer sexual. Quando falamos em fetiche, o que nos vem à mente são principalmente lingeries ousadas, mais especificamente espartilhos, cintas-liga, meias e botas com saltos exageradamente altos. Tanto que a indústria do entretenimento investe em personagens de cunho fetichista que povoam o imaginário masculino.

Depois de anos no ostracismo, o acessório voltou com tudo integrando as composições do dia a dia, sendo forte a tendência de seu uso em sobreposições, tanto ele por cima de uma blusa como por baixo de um blazer. Além de serem bonitos, corsets ou espartilhos usados com frequência ajudam a diminuir a cintura, melhorar a postura e levantar os seios. Mas os cuidados para evitar danos à saúde constatados no passado devem continuar sendo tomados.

' A lingerie pode apimentar qualquer relação, e acho muit válido apostar nessa idéia para tirar o relacionamento da rotina...usar e abusar de alguns fetiches....e vocês ?' ....

 Matéria sobre a  lingerie do site : www.manequim.abril.com.br 




Nenhum comentário:

Postar um comentário